origem

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

CARTA AOS MEDALHADOS

Jogos Olímpicos 2012
Emanuel Silva e Fernando Pimenta
Olá Emanuel, Olá Fernando,
Sou uma simples cidadã portuguesa que se orgulha de dizer: "ganhámos porra! Até'quem'enfim! A medalha de prata é nossa!" Parabéns aos dois pelo esforço, parabéns aos dois pela dedicação que, mesmo sem grandes apoios, levaram o nome de Portugal mais longe! Digo-vos isto porque, ignorância minha (ou talvez não), em Portugal os apoios são apenas para o futebol! E vocês vingaram na canoagem, em k2, num desporto que muito pouca gente conhece enquanto modalidade de competição! Ninguém vos acompanhou até Londres, ao contrário do que aconteceu com o Euro2012, em que milhares se deslocaram à Polónia e à Ucrânia; por vocês ninguém colocou a bandeira de Portugal na janela, por vocês rara foi a pessoa que deixou de fazer o que estava a fazer para vos acompanhar via TV, por vocês não se organizaram encontros, ecrãs gigantes e festas comemorativas, por vocês não se foi apitar nas rotundas, por vocês nenhum de nós (eu inclusive) fez nada, rigorasamente nada! E é por isso que não nos podemos queixar dizendo que nada ganhamos, porque na altura de apoiar virámos as costas! Talvez se os apoios tivessem sido outros (refiro-me a todos os tipos de apoio equiparando-os aos do futebol) as coisas tivessem corrido ainda melhor e houvessem mais medalhas. Esta medalha é vossa, foi ganha com o vosso suor! Por pouco não ganharam a de ouro, mas nós somos aquele país do quase: quase que passávamos, quase que ganhávamos,quase que... foi uma pena, de facto.
Enfim, não me alongando muito mais, apenas vos quero agradecer por me fazerem sorrir e me fazerem pensar que em Portugal podiam apostar noutros desportos e não ser obrigatoriamente no futebol - e eu contra mim falo, porque adoro futebol! Mas acho que Portugal tem muito para crescer: vimos isso no Ténis de Mesa: quase que ganhávamos aos Coreanos, não ganhámos, mas caímos de pé, como sempre! E equipas de andebol? Voleibol? Vamos lá pessoal! Vamos mudar isto!
A vocês, mais uma vez obrigada! Foram gigantes!

Opinante

5 comentários:

  1. Gostei muito e tens toda a razão!!

    ResponderEliminar
  2. Fixe fixe era que eles lessem isto =P=P

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. E campeões do Mundo em Patinagem Artística, coisa de que ninguém sabe!
    Estou contigo... Actualmente qualquer desporto merece mais visibilidade do que o futebol...
    Percebo que é o futebol que vende mais, que faz circular mais dinheiro em todo o mundo... Mas nós temos muito muito mais para dar! Basta acreditar e apoiar um bocadinho!
    Yeahhhhhhh :p

    ResponderEliminar

DEIXA A TUA OPINIÃO FORMAR A TEIA!